
Em formato presencial, um total de 22 investigadores do BLUEBIOLAB reuniram-se na passada segunda-feira, 13 de Dezembro, na Sala Miralles 1 do Campus Universitário de Vigo.
A reunião começou com uma revisão do estado do projeto, com foco nas tarefas pendentes de conclusão. Em seguida, os investigadores participantes dos projetos colaborativos fizeram uma apresentação do estado dos projetos. No verão passado os três projetos colaborativos iniciaram: na área de Aquicultura e Biotecnologia, o projeto “Efeitos de substâncias naturais bioativas na aquicultura (patologia e desenvolvimento larval)” liderado pelo Prof. Vitor Vasconcelos do CIIMAR; na área de desenvolvimento de novos compostos bioativos e biomateriais de origem marinha o projeto intitulado “Compostos bioativos de organismos marinhos fotossintéticos e potencial biomédico” liderado pelo Dr. Tiago Henriques e finalmente na área de uso de tecnologias ómicas para a compreensão da biodiversidade marinha o projeto intitulado “ Biodiversidade Microbiana e Viral do Meio Marinho: NGS aplicado à água, sedimentos e tecidos animais. O que está atrás da cortina, esperando para aparecer? ” liderado pelo Dr. Carlos Pereira do Instituto de Aquicultura (USC). Durante uma hora, quatro investigadores apresentaram resultados de projetos colaborativos de grande interesse e que confirmam o sucesso da colaboração transfronteiriça no domínio da biotecnologia marinha.
O evento final do BLUEBIOLAB decorrerá nos dias 23 ou 24 de fevereiro no CIIMAR (Porto), onde serão expostos todos os resultados desta tão frutuosa colaboração. Será um evento misto dividido em duas sessões, uma sessão matinal com formato institucional e uma sessão de tarde com cariz científico.