
Três grupos do BLUEBIOLAB pertencentes um ao Instituto de Aquacultura da Universidade de Santiago de Compostela, outro ao Centro de Investigação Avançada (CICA) da Universidade de A Coruña e outro ao Centro de Investigação em Tecnologias, Energia e Processos Industriais (CINTECX) da Universidade de Vigo foram distinguidos na sétima edição dos Prémios Galegos de Transferência de Tecnologia da Real Academia Galega de Ciências (RAGC), com a colaboração da Agência Galega de Inovação (GAIN) da Xunta de Galicia. Nesta sétima edição, foram recebidas 32 propostas para as três categorias do concurso.
O prémio “Fernando Calvet Prats” foi atribuído ao grupo Novos Materiais da Universidade de Vigo pelo projecto ‘Biofast’ liderado pelos investigadores Pío Manuel González Fernández, Julia Serra Rodríguez e Stefano Chiussi. O projeto consiste na obtenção de um biomaterial que regenera ossos por meio do desenvolvimento de um processo de fabricação de biocerâmicas a partir de dentes de tubarão, a fim de utilizá-las como enxertos ósseos em odontologia e traumatologia.
Já o prémio “Francisco Guitián Ojea” foi conquistado por investigadores do Instituto de Aquicultura da USC e do Centro de Pesquisas Avançadas (CICA) da UDC. Os sete investigadores premiados, Manuel Luis Lemos Ramos, Carlos Jiménez González, Miguel Balado Dacosta, Katherine Valderrama Pereira, Antón Vila Sanjurjo, Diego Rey Varela e Jaime Rodríguez González, trabalham numa vacina contra a fotobacteriose, infecção bacteriana de grande incidência em aquicultura de peixes. O medicamento estudado baseia-se no uso de uma proteína que faz parte do envelope da bactéria causadora da doença e que, uma vez purificada, é injetada nos peixes para produzir anticorpos e imunizálos contra esse patogénico.


