
Na passada segunda-feira, 14 de junho, o Instituto de Aquicultura da Universidade de Santiago de Compostela acolheu a 4ª reunião de seguimento do Laboratório Transfronteiriço de Biotecnologia Marinha BLUEBIOLAB, coordenado pelo Campus del Mar da Universidade de Vigo.
O evento reuniu 26 pessoas pertencentes ao consórcio, constituído por 7 entidades galegas e do norte de Portugal (Universidades de Vigo, A Corunha, Santiago e Minho, Instituto de Investigação Marinha – Conselho Superior de Investigação Científica, Instituto Espanhol de Oceanografia e Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR).
De referir que até à data o consórcio organizou seis cursos de formação centrados nas três linhas de investigação prioritárias do laboratório (biotecnologia e aquicultura, utilização de tecnologias ómicas para a compreensão da biodiversidade marinha e a procura de compostos biomateriais e bioativos), acrescentando mais de 48 horas de treinamento e 128 alunos treinados. Nos últimos meses, investigadores do BLUEBIOLAB avançaram em projetos colaborativos e realizaram cinco mobilidades de investigadores entre instituições consorciadas.
Em julho próximo, Dr. Carlos A. Canchaya, do grupo de Filogenómica e Biomedicina da Universidade de Vigo, dará o curso “High-Throughput Sequencing Technologies (HTS): Possibilidades, requisitos, limitações e suas aplicações em genómica e transcriptómica” de 14 horas de formação e em setembro, o Centro de Investigação Avançada (CICA) da Universidade da Corunha, organizará o curso “Determinação estrutural avançada” de 25 horas de formação.
(Fonte: https://campusdomar.gal/o-consorcio-do-bluebiolab-celebra-a-4a-reunion-de-seguimento-do-proxecto/)