Conforme declarado na convocatória de Projetos Internos publicada em 16 de junho de 2020, o Comitê de Direção da BLUEBIOLAB, com o apoio do Comitê Científico Externo, composto pela prestigiada investigadora Carmen Cuevas, da Pharmamar, além de Lorenzo Pastrana, do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), avaliou as propostas de projetos colaborativos. Após deliberação, três projetos de investigação foram selecionados, um por subárea:

  1. Aquicultura e Biotecnologia
  2. Desenvolvimento de novos compostos bioativos e biomateriais de origem marinha
  3. Uso de tecnologias genómica e proteómica para entender a biodiversidade marinha

A convocatória foi bem-sucedida com um total de 7 propostas de colaboração apresentadas pelos investigadores da BLUEBIOLAB.
Na área de aquicultura e biotecnologia, o Prof. Dr. Vitor Vasconcelos (CIIMAR) lidera o projeto intitulado “Efeitos de substâncias bioativas naturais na aquicultura (patologia e desenvolvimento larval)” com o objetivo de obter substâncias bioativas de microalgas e cianobactérias para a estudo de suas propriedades antivirais e antibacterianas de interesse na aquicultura e avaliar sua eficácia terapêutica.


Na área de desenvolvimento de novos compostos bioativos e biomateriais de origem marinha, o Dr. Tiago H. Silva, da Universidade do Minho (3 B’s-UMINHO) lidera o projeto “Compostos bioativos obtidos de organismos fotossintéticos e potencial biomédico” com o objetivo de estudar a bioatividade de extratos obtidos de prados de ervas marinhas, microalgas e cianobactérias na busca de compostos com potencial para fins terapêuticos humanos.


Por fim, na área de uso de tecnologias genómicas e proteómicas, para o estudo da biodiversidade marinha, o projeto “Biodiversidade microbiana e viral do meio marinho: NGS aplicado à água, sedimentos e tecidos de animais. O que está por trás da cortina, esperando aparecer? – liderado pelo investigador Carlos Pereira, do Instituto de Aquicultura (IA-USC) – lançará as bases metodológicas para um estudo epidemiológico de agentes bacterianos e virais (conhecidos e desconhecidos) no ambiente marinho e analisará as diferenças da população microbiana entre diferentes ambientes e espécies.


A convocatória para projetos internos é o ponto de partida para colaborações entre todos os grupos de investigação que compõem o BLUEBIOLAB, que se concentrarão em aspectos inovadores que podem gerar novas pesquisas e publicações de alto impacto em áreas de interesse estratégico que possam servir como projetos-piloto predecessores de projetos futuros mais ambiciosos.